Make your own free website on Tripod.com

Vladimir Llyich Lenin

 

A morte de Lênin e a ascensão de Stálin 

Após vários atentados, num dos quais foi gravemente ferido (Agosto de 1918) e Vladmir Ilitch Ulianov (Lênin) veio a falecer em Gorki, perto de Moscou, a 21 de Janeiro de1924.Teve seu corpo embalsamado e está exposto em uma redoma de vidro até os dias de hoje em um mausoléu do Kremlin. 
Com a morte de Lênin e posto de comando do governo Russo que seria disputado por vários candidatos, mas haviam dois principais, Trotski líder fundamentalista do Exército Vermelho e Stálin da organização do partido russo, tinham pensamentos diferentes maneiras de abordagem sobre o socialismo Trotski pregava o expansionismo, já Stalin queria o mesmo em um país único. 
Em 1927, Stálin se sai vitorioso através de sua habilidade diplomática e assume o poder no partido e do governo com sua teoria do “Socialismo em um único país” e consegue a expulsão de Trotski, Kamenev e Zinoviev do partido. 
Já no poder Stálin começa às reformas que viam o fortalecimento da URSS Em 1928 ele lança o plano qüinqüenal que passa o controle de toda a atividade econômica para o governo dando ênfase a industria pesada que equiparia a União Soviética. De 1933 à1937 é instalado o segundo plano qüinqüenal que da ênfase a industria leve (mobiliário, vestuário, etc) 
Em 1936, por ordem e Stálin, se da inicio os famosos processos de Moscou, que resultou em expulsões e execuções de vários membros do governo acusados de cumplicidade com os nazistas e fascistas, as ameaças em ascensão ao socialismo da União Soviética.

 

Voltar